sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ALHO PORRO.................PORÓ



ALHO PORRO......PORÓ

Medicinal
Reduz pressão alta e previne arteriosclerose. Auxilia a dissolução de cálculos renais. Tem efeito tônico sobre pessoas enfraquecidas. Previne gripes e resfriados, poderoso desinfetante, ajuda na expulsão dos vermes.
Infuso: 5 gramas em 1 copo de água fervente por 5 minutos.
Alho Porró
É uma hortaliça aromática, originária da Europa e cultivada em praticamente todo o mundo. No Brasil, sua produção está concentrada nos estados do Sul e Sudeste. Como não tem cheiro forte, nem gosto muito acentuado, o alho porró é mais utilizado como guarnição de outros pratos do que como condimento. É um legume ótimo para fazer sopas, tortas, saladas e fica delicioso quando gratinado. Não é rico em nutrientes. contém vitamina C, mas esta se perde com muita facilidade durante o cozimento. como alimento, tem a vantagem de ter bastante celulose, importante para o bom funcionamento dos intestinos.
CUIDADOS NA COMPRA: dar preferência aos que estão com folhas bem verdes e firmes, com a parte branca recoberta por uma película brilhante, lisa e sem machucados.
Cosmética
Utilização
Uso caseiro:
Uso culinário: Pode substituir o alho em qualquer receita; dá excelente caldo para sopa, e tempera massas de pães mais suavemente que o alho.
Uso mágico: os romanos o utilizavam como afrodisíaco.
Aromaterapia:
Efeitos colaterais: Contra indicado a quem padece de úlceras gastroduodenais, gastrite e fraqueza estomacal; é incoveniente às nutrizes pois impregna o leite e pode causar cólicas nos bebês.
Nomes Populares

Porró, alho francês
Nome Científico
Allium porrum / Família Aliáceas.
Origem
Na Bíblia já era mencionado. Originário da Europa, é cultivado em todo mundo
Pertes usadas
Folhas tenras e parte bulbosa branca.
Características
e Cultivo
Planta anual, cresce de 40 a 60 cm, com diâmetro de 3 a 6 cms. Folhas largas que se sobrepõem até formar um talo redondo, que no contato com a terra torna-se bojudo.É cultivado em áreas temperadas para frias, em solo de baixa acidez, areno-argiloso, fofo e fértil

Nenhum comentário: