quinta-feira, 28 de julho de 2011

MANJERONA - MANJERICÃO

Nome científico:Origanum majorona

Características: Planta herbácea . Planta herbácea em forma de touceira, multi-anual , semi-prostrada, de 20 a 30cm de altura. Caule lenhoso na base, quadrangular, radicante quando encosta no solo, pouco piloso, formando touceiras. Folhas pequenas, opostas, pecioladas, verde-acizentadas na parte ventral e aveludada na dorsal, medindo 1,5 a 2,0cm de comprimento. Flores rosadas, dispostas em espigas axilares. Sementes escuras, pequenas e ovais. Se tem regitrado 7 tipos.

Uso doméstico: Conhecida como substituta do manjericão e do orégano por seu sabor ser parecido com ambos. Muito utilizada no

tempero de aves, principalmente em recheio de frangos e molhos de tomates em algumas regioes da italia
E na pizza Margerita

A manjerona deve ser utilizada em pratos de cozimento rápido ou no final da preparação, já com o fogo desligado, para não perder seu aroma delicado. Usada em maionese, pizza,pastéis, molhos patês, sopa de batata (suflê), com manteiga derretida, em legumes cozidos, feijão branco, omeletes, ovos mexidos, carne moída, manteiga derretida para peixes grelhados, recheios de frango e lingüiças em geral.Pode ser usada fresca, em raminhos picados, ou seca. Normalmente faz parte do tempero de galetos.

Uso medicinal: Indicada para o tratamento de feridas, queimaduras, astenia , sistema nervoso, resfriado, dor de cabeça, insônia, fraqueza do músculos, sílica nos intestinos , cólicas menstruais, úlcera estomacal e incontinência dos instintos sexuais .Usada na inalação, ajuda a eliminar muco e catarro, prevenindo a sinusite. Folhas frescas e cozidas aplicadas com gaze são boas desinflamadoras no caso de pancadas, feridas e tumores.


MANJERICÃO

Nome científico: Ocimum basilicum
Também chamado de ALFAVACA 13 especies



USO MEDICINAL

O manjericão é um arbusto pequeno, muito ramificado e perfumado. Na sua família existem muitos tipos: o alfavacão, o manjericão de folha larga, o de folha miúda, também chamado de basilicão e o de folhas roxas. Todos eles têm os mesmos princípios ativos .A diferença está no sabor mais ou menos ativo.

O Manjericão favorece aos que têm digestão difícil, gazes, asia, dores de cabeça em conseqüência de alimentação pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos, é diurético. Ë bom para tosses, vômitos, mau hálito. Ajuda, junto com a Malva e a sálvia nas infecções de boca.

Também é ótimo para cistite.

O manjericão age como pacificador e integrador na família..

Ele transmuta a nossa energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos.

É ótima para os desorganizados e indisciplinados.

Ajuda-nos a ver o brilho e o perfume da vida.



USO CULINÁRIO

- O manjericão, por ser um poderoso energizante, deve entrar em toda a alimentação de uma casa. Experimente trocar o alho, que deflagra agressividade, pelo manjericão que traz suavidade. Dizem os mais velhos que um bom pé na frente da casa, traz mta sorte e afasta coisas ruim

Nenhum comentário: